Como descobrir qual profissão seguir unindo vocação e felicidade


snapseed-2.jpg

Está vivendo um momento da vida em que está em busca da sua vocação? Ou repensando sua vida?

Segue algumas dicas para te ajudar nessa situação:

Primeiramente, não confunda vocação com fazer bem uma atividade. Encontrar sua vocação é muito mais do que se dedicar a algo que você sabe fazer bem. Vocação é fazer com paixão, é entrar num estado de fluxo, em que nem vemos o tempo passar e  temos aquela sensação de realização ao término da atividade.

Para encontrar o seu elemento, a sua vocação, é necessário silenciar. Silenciar os de fora e você mesmo. Em relação a silenciar os de fora quero dizer  não ser o  que os outros esperam que você seja. Quando escutamos demais os anseios alheios deixamos de prestar atenção aos nossos e acabamos perdendo nossa identidade. Ficamos confusos e sem direção ou ainda começamos algo que deixamos no meio do caminho porque na verdade aquilo não era de fato o que queríamos.

E sobre silenciar a si mesmo, significa que precisamos parar um pouco e ficar um tempo sozinhos. Ver quem somos quando ninguém está olhando, julgando e criando expectativas acerca de nós.

Um exercício que pode te ajudar é fazer uma auto-análise no papel e comparar:

– Com papel e caneta em mão faças uma tabela de duas colunas. Nomeie-as de coluna 01 e 02. Na coluna 01 escreva as atividades que mais o deixam feliz. Seja honesto.Na outra coluna anote aquilo que o leva ao tédio, à impaciência e também aquelas atividades que você não se vê fazendo. Refine seus achados eliminando o que gosta menos dentro da lista de predileções e o que mais te chateia na lista daquilo que você não gosta.

Agora você tem em mãos algo que pode ajudá-lo a traçar um plano de ação. Se o seu trabalho atual contém mais elementos da lista 02, provavelmente você suporta o que faz porque precisa dele.

Se você está nessa fase de dúvidas e mudanças, uma dica é montar um plano de mudança de carreira ao poucos. Faça cursos, enriqueça seu currículo, mostre aos outros que você é bom naquilo que ama fazer. Será impossível não notá-lo. Quando você menos esperar estará não apenas pagando as contas, mas trabalhando com brilho nos olhos, com paixão.

E é ok ter muitos interesses, você só precisa se vigiar para não perder o foco.

Comentários do Facebook


Você vai gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *